As
crianças que freqüentam a educação infantil atualmente não vão para a escola
somente para brincar, pois, nessa idade elas já estão aptas para uma nova
formação em sua vida social e pessoal, eles constroem conceitos básicos. Mesmo
antes de entrar na escola as crianças já tem um conceito de números; como
idade, quantidade de irmãos e brinquedos entre outros. Entrando em sala de aula
esses pré conceitos vão além de seus conhecimentos básicos obtendo a
intervenção do professor fazendo com que a criança adquira um conhecimento
maior, sendo assim ela já consegue lidar com situações que envolvam ordenação,
seriação e classificação criando seu
conceito matemático.
É
com os jogos e brincadeiras que as crianças vão construindo conceitos de tempo, espaço, distância, regras
e limites. Para abstrair a construção da lógica matemática envolvendo números
reais, naturas, racionais, complexos e negativos. Existem duas formas de
trabalhar a lógica matemática, primeiro deve se usar ferramentas fáceis para um
conhecimento básico e definido, como ordenar e classificar e saber as
quantidades, com materiais concretos existentes em seu dia a dia. Em segundo
deve se ligar uma lógica com a outra para que as mesmas entendam que a partir
dessas ferramentas existem o saber matemático abstrato que é os traços dos
números.
O
ensino da matemática precisa partir de situações problemas que fazem sentido para o aluno refletir
sua importância em experiências concretas vivenciadas. Usando materiais como;
bolas, palitos, canudos, fichas desenhadas ligando as quantidades ao número,
para que os mesmos possam ser manipulados. Também deve se relacionar ao ensino
da matemática com vídeos, historias infantis e as tecnologias atuais usando
esses recursos para o melhor aprendizado dos alunos. O professor precisa estar
sempre atualizado para as novidades que
surgirão no decorrer do tempo lançando sempre novos desafios e para que os alunos
se apropriem dos conceitos matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário