segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A construção do conceito de número


As crianças que freqüentam a educação infantil atualmente não vão para a escola somente para brincar, pois, nessa idade elas já estão aptas para uma nova formação em sua vida social e pessoal, eles constroem conceitos básicos. Mesmo antes de entrar na escola as crianças já tem um conceito de números; como idade, quantidade de irmãos e brinquedos entre outros. Entrando em sala de aula esses pré conceitos vão além de seus conhecimentos básicos obtendo a intervenção do professor fazendo com que a criança adquira um conhecimento maior, sendo assim ela já consegue lidar com situações que envolvam ordenação, seriação e classificação criando  seu conceito matemático.
É com os jogos e brincadeiras que as crianças vão construindo  conceitos de tempo, espaço, distância, regras e limites. Para abstrair a construção da lógica matemática envolvendo números reais, naturas, racionais, complexos e negativos. Existem duas formas de trabalhar a lógica matemática, primeiro deve se usar ferramentas fáceis para um conhecimento básico e definido, como ordenar e classificar e saber as quantidades, com materiais concretos existentes em seu dia a dia. Em segundo deve se ligar uma lógica com a outra para que as mesmas entendam que a partir dessas ferramentas existem o saber matemático abstrato que é os traços dos números.

O ensino da matemática precisa partir de situações  problemas que fazem sentido para o aluno refletir sua importância em experiências concretas vivenciadas. Usando materiais como; bolas, palitos, canudos, fichas desenhadas ligando as quantidades ao número, para que os mesmos possam ser manipulados. Também deve se relacionar ao ensino da matemática com vídeos, historias infantis e as tecnologias atuais usando esses recursos para o melhor aprendizado dos alunos. O professor precisa estar sempre atualizado para as novidades  que surgirão no decorrer do tempo lançando sempre novos desafios e para que os alunos se apropriem dos conceitos matemáticos.

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