terça-feira, 30 de setembro de 2014

A construção conceitual das operações.Tipos de situação matemática ou “situação-problema”. Operações matemáticas fundamentais: ações de somar, subtrair, multiplicar e dividir.

Passo 1: Pesquisar, no cotidiano, e enumerar no mínimo 20 situações em que as operações matemáticas são utilizadas.
-Horários (tempo);
-Comprar qualquer produto no mercado (preços);
-Comprar ovos na granja (contando as dúzias);
-Medir distâncias de lugares;
-Medir quem é o mais baixo ou mais alto;
-Saber quem é mais velho ou mais novo (idade);
-Brincar com jogos de tabuleiro (andar casas);
-Programar um compromisso daqui alguns dias (contar dias, meses, anos);
-Fazer uma receita de bolo (quantidades);
-Brincar com jogos de pontuação (o jogador que tiver mais pontos ganha);
-Usar a brincadeira do “par ou ímpar” para decidir algo;
-Saber quantos moradores tem na sua casa;
-Contar os alunos da sala;
-Desenhar uma figura com um tamanho específico (usar a régua);
-Dividir o pacote de bolacha com os amigos;
-Jogos em geral exigem a matemática;
-Trocar os móveis do quarto de lugar (noção de espaço e medidas);
-Saber quantos litros de água é tomado por dia;
-Dar e receber o troco em uma compra (somar, subtrair).
-Fazer comida exige saber a quantidade proporcional.





Passo 2: Selecionar duas situações e preparar uma atividade para ser proposta em sala de aula lembrando-se de definir a que ano de escolaridade se destina.
-Comprar qualquer produto no mercado (preços);
-Dar e receber o troco em uma compra (somar, subtrair).

Plano de aula
Área de conhecimento: Matemática
Conteúdo: Sistema monetário nacional. Adição e subtração.
Tempo: 2 aulas
Público: Alunos do 2° ano A
Justificativa:
Devemos buscar no cotidiano, habilidades de que são necessárias por toda vida, assim é preciso e possível ensinar de forma com que eles vejam sentido na aprendizagem matemática e possam reutilizar os conhecimentos adquiridos a cada novo problema proposto. Nessa perspectiva, são priorizadas estratégias nas quais os alunos confrontam seu raciocínio com o dos colegas nas discussões em grupo, justificam suas escolhas e registram suas próprias hipóteses, buscando resolver situações-problema com mais autonomia.
Objetivos:
- Desenvolver habilidades com cálculos e comparações estratégicas.
- Calcular o gasto de uma compra de produto do supermercado utilizando a soma;
- Calcular o troco em situação real quando necessário, utilizando o processo aditivo, subtrativo, de forma escrita e oral;
- Desenvolver e utilizar estratégias de cálculo baseadas em conhecimentos do cotidiano sobre o sistema de numeração e uso das propriedades das operações. 
- Organizar dados e informações em tabelas.
Habilidades e competências a serem desenvolvidas:
- Cálculos;
- Pesquisa em panfleto;
- Observação e comparação de preços;
- Tabelas comparativas
Encaminhamento:
 Iniciaremos a aula perguntando para os alunos se seus pais têm o hábito de pesquisar preços de produtos antes de comprá-los, nessa conversa será debatida a escolha entre qualidade de produtos e preço mais baixo. Dividirei a sala em grupos e distribuirei três catálogos de supermercados diferentes para cada grupo e pedirei que pesquisem os preços dos seguintes itens; do arroz de 5 kg, do feijão de 1 kg, da lata de óleo 900 ml, do café 500 kg e do açúcar 2 kg, eles terão que fazer as anotações de preços no caderno destacando os nomes dos supermercados A, B, ao terminarem as anotações, terão que somar os valores obtidos de cada supermercado e fazer uma comparação de preços e ver qual deles sairá, mas em conta os produtos e explicar o porquê da escolha da referida marca se foi pelo valor ou pela qualidade. Para finalizar cada grupo apresentará para os colegas de sala o supermercado escolhido e o valor que ficará a sua compra em qual local eles gastariam mais dinheiro.
Proponha que os alunos pesquisem preços de diversos produtos do supermercado. Utilizando para isso os valores contidos nos panfletos que eu trouxe para sala de aula.
Organize a turma em grupos e peça que listem cinco itens que aparecem nos dois folhetos e façam parte da cesta básica. Como havia neste dia 20 crianças, dividi em grupos de 4 crianças, o que totalizaram 5 grupos.
       Distribui uma tabela (SEGUE EXEMPLO DE TABELA ABAIXO), para cada grupo  e instrui os alunos a usar os dados apresentados nos folhetos para preenchê-la, colocando os preços ao lado do nome de cada produto. Solicite que circulem com uma caneta colorida o menor preço de cada item.
PRODUTO
SUPERMERCADO 1
SUPERMERCADO 2
ARROZ


FEIJAO


ACUCAR


CAFÉ


LEITE


CHOCOLATE EM PÓ


Proponha que o grupo calcule em qual supermercado é mais vantajoso comprar toda a lista de produtos. Enfatize que, nesse momento, não é necessário fazer um cálculo exato - basta saber um valor aproximado. A estimativa em cálculos aritméticos consiste na possibilidade de realizar aproximações. Como a estratégia busca rapidez, utilize números "redondos" para facilitar as operações.     
Discuta com os alunos como eles fizeram para encontrar o total gasto nos dois  estabelecimentos. Estimule-os a descrever as estratégias com detalhes e faça perguntas para ajudar na elaboração dessas explicações. Registre-as em um cartaz para que, mais tarde, seja possível retomá-las. Lembre-se de que uma das variáveis dessa proposta é a forma de organização do registro.    
Com as tabelas elaboradas na em mãos, diga que os grupos deverão conferir se as estimativas realizadas se aproximam com o valor exato em cada supermercado. Para isso, devem fazer cálculos utilizando uma calculadora. Diga que analisem em qual local despenderiam mais dinheiro, e se essa informação é a mesma da encontrada quando fizeram uma estimativa do gasto. Proponha uma conversa sobre quando é conveniente fazer um cálculo mentalmente e quando é melhor o cálculo exato. Isso exige eleger a estratégia mais conveniente levando em conta o cálculo e o problema a ser resolvido. Para isso precisam, por um lado, dominar diferentes formas de resolver cálculos e, por outro, refletir sobre qual deles é mais conveniente em cada caso. 
Materiais utilizados:
- Panfletos de vários supermercados. Planilha para comparação de preços;
- Notas e moedas pedagógicas;





Passo 4:Preparar um texto, com título, esclarecimento da proposta e comentários, sobre os resultados obtidos mediante o objeto inicial, e colocá-lo no blog.
Ao adquirir dois ou mais produtos, os alunos realizam adições para calcular o total do gasto. Peça que expliquem como alcançaram os resultados. Além de atuar como observador, o professor pode fazer algumas intervenções, sem interromper as compras, para descobrir o raciocínio feito pelas crianças e até solucionar dúvidas sem apresentar as respostas diretamente, incentivando a utilização de outras estratégias. As questões e os comentários devem ser apresentados individualmente ou a grupos pequenos.





Referências

RAMOS,Luzia F. Conversas sobre números, ações e operações: uma Paulo: Ática,2009.

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