Passo
1: Pesquisar, no cotidiano, e enumerar no mínimo 20 situações em que as
operações matemáticas são utilizadas.
-Horários (tempo);
-Comprar qualquer produto no mercado
(preços);
-Comprar ovos na granja (contando as
dúzias);
-Medir distâncias de lugares;
-Medir quem é o mais baixo ou mais
alto;
-Saber quem é mais velho ou mais novo
(idade);
-Brincar com jogos de tabuleiro
(andar casas);
-Programar um compromisso daqui
alguns dias (contar dias, meses, anos);
-Fazer uma receita de bolo
(quantidades);
-Brincar com jogos de pontuação (o
jogador que tiver mais pontos ganha);
-Usar a brincadeira do “par ou ímpar”
para decidir algo;
-Saber quantos moradores tem na sua
casa;
-Contar os alunos da sala;
-Desenhar uma figura com um tamanho
específico (usar a régua);
-Dividir o pacote de bolacha com os
amigos;
-Jogos em geral exigem a matemática;
-Trocar os móveis do quarto de lugar
(noção de espaço e medidas);
-Saber quantos litros de água é
tomado por dia;
-Dar e receber o troco em uma compra
(somar, subtrair).
-Fazer comida exige saber a
quantidade proporcional.
Passo 2: Selecionar duas situações e preparar uma atividade para ser
proposta em sala de aula lembrando-se de definir a que ano de escolaridade se
destina.
-Comprar qualquer produto no mercado
(preços);
-Dar e receber o troco em uma compra
(somar, subtrair).
Plano
de aula
Área de conhecimento: Matemática
Conteúdo:
Sistema monetário nacional. Adição e subtração.
Tempo: 2
aulas
Público: Alunos
do 2° ano A
Justificativa:
Devemos buscar no
cotidiano, habilidades de que são necessárias por toda vida, assim é preciso e
possível ensinar de forma com que eles vejam sentido na aprendizagem matemática
e possam reutilizar os conhecimentos adquiridos a cada novo problema proposto.
Nessa perspectiva, são priorizadas estratégias nas quais os alunos confrontam
seu raciocínio com o dos colegas nas discussões em grupo, justificam suas
escolhas e registram suas próprias hipóteses, buscando resolver
situações-problema com mais autonomia.
Objetivos:
- Desenvolver
habilidades com cálculos e comparações estratégicas.
- Calcular o gasto de uma compra de produto do supermercado utilizando a
soma;
- Calcular o troco em situação real quando necessário, utilizando o
processo aditivo, subtrativo, de forma escrita e oral;
- Desenvolver e
utilizar estratégias de cálculo baseadas em conhecimentos do cotidiano sobre o
sistema de numeração e uso das propriedades das operações.
- Organizar dados e
informações em tabelas.
Habilidades e competências
a serem desenvolvidas:
- Cálculos;
- Pesquisa em panfleto;
- Observação e
comparação de preços;
- Tabelas comparativas
Encaminhamento:
Iniciaremos a
aula perguntando para os alunos se seus pais têm o hábito de pesquisar preços
de produtos antes de comprá-los, nessa conversa será debatida a escolha entre
qualidade de produtos e preço mais baixo. Dividirei a sala em grupos e
distribuirei três catálogos de supermercados diferentes para cada grupo e
pedirei que pesquisem os preços dos seguintes itens; do arroz de 5 kg, do
feijão de 1 kg, da lata de óleo 900 ml, do café 500 kg e do açúcar 2 kg, eles
terão que fazer as anotações de preços no caderno destacando os nomes dos
supermercados A, B, ao terminarem as anotações, terão que somar os valores obtidos
de cada supermercado e fazer uma comparação de preços e ver qual deles sairá,
mas em conta os produtos e explicar o porquê da escolha da referida marca se
foi pelo valor ou pela qualidade. Para finalizar cada grupo apresentará para os
colegas de sala o supermercado escolhido e o valor que ficará a sua compra em
qual local eles gastariam mais dinheiro.
Proponha
que os alunos pesquisem preços de diversos produtos do supermercado. Utilizando
para isso os valores contidos nos panfletos que eu trouxe para sala de aula.
Organize
a turma em grupos e peça que listem cinco itens que aparecem nos dois folhetos
e façam parte da cesta básica. Como havia neste dia 20 crianças, dividi em
grupos de 4 crianças, o que totalizaram 5 grupos.
Distribui uma tabela (SEGUE EXEMPLO DE TABELA ABAIXO), para cada grupo e instrui os alunos a usar os dados apresentados nos folhetos para preenchê-la, colocando os preços ao lado do nome de cada produto. Solicite que circulem com uma caneta colorida o menor preço de cada item.
Distribui uma tabela (SEGUE EXEMPLO DE TABELA ABAIXO), para cada grupo e instrui os alunos a usar os dados apresentados nos folhetos para preenchê-la, colocando os preços ao lado do nome de cada produto. Solicite que circulem com uma caneta colorida o menor preço de cada item.
PRODUTO
|
SUPERMERCADO
1
|
SUPERMERCADO
2
|
ARROZ
|
|
|
FEIJAO
|
|
|
ACUCAR
|
|
|
CAFÉ
|
|
|
LEITE
|
|
|
CHOCOLATE
EM PÓ
|
|
|
Proponha
que o grupo calcule em qual supermercado é mais vantajoso comprar toda a lista
de produtos. Enfatize que, nesse momento, não é necessário fazer um cálculo
exato - basta saber um valor aproximado. A estimativa em cálculos
aritméticos consiste na possibilidade de realizar aproximações. Como a
estratégia busca rapidez, utilize números "redondos" para facilitar
as operações.
Discuta
com os alunos como eles fizeram para encontrar o total gasto nos dois
estabelecimentos. Estimule-os a descrever as estratégias com detalhes e faça
perguntas para ajudar na elaboração dessas explicações. Registre-as em um
cartaz para que, mais tarde, seja possível retomá-las. Lembre-se de que uma das
variáveis dessa proposta é a forma de organização do registro.
Com
as tabelas elaboradas na em mãos, diga que os grupos deverão conferir se as
estimativas realizadas se aproximam com o valor exato em cada supermercado.
Para isso, devem fazer cálculos utilizando uma calculadora. Diga que analisem
em qual local despenderiam mais dinheiro, e se essa informação é a mesma da
encontrada quando fizeram uma estimativa do gasto. Proponha uma conversa sobre
quando é conveniente fazer um cálculo mentalmente e quando é melhor o cálculo
exato. Isso exige eleger a estratégia mais conveniente levando em conta o
cálculo e o problema a ser resolvido. Para isso precisam, por um lado, dominar
diferentes formas de resolver cálculos e, por outro, refletir sobre qual deles
é mais conveniente em cada caso.
Materiais utilizados:
- Panfletos de vários
supermercados. Planilha para comparação de preços;
- Notas e moedas
pedagógicas;
Passo 4:Preparar um texto, com
título, esclarecimento da proposta e comentários, sobre os resultados obtidos
mediante o objeto inicial, e colocá-lo no blog.
Ao
adquirir dois ou mais produtos, os alunos realizam adições para calcular o
total do gasto. Peça que expliquem como alcançaram os resultados. Além de
atuar como observador, o professor pode fazer algumas intervenções, sem
interromper as compras, para descobrir o raciocínio feito pelas crianças e até
solucionar dúvidas sem apresentar as respostas diretamente, incentivando a
utilização de outras estratégias. As questões e os comentários devem ser
apresentados individualmente ou a grupos pequenos.
Referências
RAMOS,Luzia F.
Conversas sobre números, ações e operações: uma Paulo: Ática,2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário