segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O sistema de numeração decimal. Construção da dezena pela brincadeira. O ábaco. A construção da centena e da unidade de milhar.

Passo 1. Pesquisar sobre o uso do ábaco e produzir uma tabela com os diferentes tipos de ábacos, momento histórico de surgimento e utilidades para a humanidade.

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, Cada bastão contém bolas móveis, que podem ser movidas para cima e para baixo. Assim, de acordo com o número de bolas na posição inferior, temos um valor representado.


TIPOS DE ÁBACOS
MOMENTO HISTORICO
FORMA DE CONTAGEM
Ábaco Indiano
Ele é conhecido também como ábaco de pinos, no século V já gravavam os resultados do ábaco.

Nesse ábaco, cada pino equivale a uma posição no nosso sistema de numeração, sendo que o primeiro, da direita para a esquerda representa a unidade, e os próximos representam à dezena, a centena, a unidade de milhar e assim por diante.


Ábaco Chinês
O registro mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan" que significa "prato de cálculo".

O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como  ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o  ábaco do tipo 1/5,  mais fácil e rápido.Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China exceto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo.

Ábaco Romano





Surgiu na antiga mesopotâmia por volta de 3500 a.C.
Ábaco romano reconstruído. O método normal de cálculo na Roma antiga, assim como na Grécia antiga, era mover bolas de contagem numa tábua própria para o efeito. As bolas de contagem originais denominavam-se calculi. Linhas marcadas indicavam unidades, meias dezenas, dezenas, etc., como na numeração romana quadrada e a raiz cúbica a uma alta velocidade.
Ábaco Japonês

Por volta de 1600 D.C., os japoneses adotaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930.

Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.



Ábaco Russo
ábaco russo, inventado no século XVII, estava em uso em todas as lojas e mercados de toda a antiga União Soviética, e o uso do ábaco era ensinado em todas as escolas até aos anos 90. Ainda hoje é utilizado mais também se faz uso de novas tecnologias.

Ele opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas.


Ábaco Escolar
Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados no âmbito escolar como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da aritmética. Os alunos podem aprender a usar o ábaco para contar e registrar quantidades.

Baseado no nosso sistema de numeração com base 10 cada bola e cada fio têm exatamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira, pode ser utilizado para representar números acima de 100.A vantagem educacional mais significante em utilizar um ábaco é poder  levar o aluno a refletir sobre o valor posicional e as regras de representação SND.










Passo 3:
Ao colocar o Ábaco na mão de uma criança de sete anos de idade, podemos perceber que sua reação de imediato não foi tão enfatizada assim. De primeiro momento ela se sentiu um pouco constrangida, mas logo depois começou a brincar com o objeto, sem saber o seu próprio sentido.

Passo 4
Luiz é um menino de 7 anos, que estuda em uma escola pública. Ele esta cursando o 2° ano do Ensino Fundamental, é aluno da Prof. Vania colega de trabalho de uma componente do grupo. Nós o escolhemos para essa atividade, devido o contato e o acesso fácil a ele.
Vania , disse para o Luiz: Você conhece o ábaco ?
Ele respondeu com outra pergunta :
- Quem é Ábaco ? Então ela lhe explicou que se tratava de um objeto que se usa para fazer cálculos utilizando as casa decimais: unidade, dezena e centena entre outros. Relatou então Luiz que conheceu o ábaco contador no presinho e que na escola já no Ensino Fundamental ele usa o Sodoku.
No decorrer das instruções sobre como utilizar o ábaco, os questionamentos que surgiram no diálogo foram:
- O que são estas cores ? (Luiz)
- As cores são as casas decimais: laranja para a unidade, verde para a dezena e vermelha para a centena (Vania)
- E estas pecinhas (Luiz)
-  São para fazer os cálculos, o retângulos para a unidade, a bolinha (circulo) para dezena e o triângulo para a centena (Vania)
- Como assim ? Pode ser qualquer formato, o que conta é o delas valem, assim
Cada retângulo desse, vale uma unidade, cada bolinha (circulo) vale uma dezena, que vale dez unidades e cada triângulo vale uma centena que é igual a cem unidades.
Assim, após as instruções sobre como utilizar o ábaco, as reações e conjecturas que vieram a seguir foram de descobertas e espanto, restante ainda algumas duvidas como: - No ábaco, eu só faço a conta ? é onde eu coloco as respostas ?
Após a explicação ao aluno foi feito algumas perguntas de situações problemas abaixo para o mesmo fazer com o manuseamento do ábaco.
Atividades que utilizem o ábaco como recurso para compreensão das casas decimais.
Durante um campeonato de basquete Marcio marcou 28 cestas e Fernando 41 cestas, Quantas cestas Fernando marcou a mais que Marcio.Fernando calculou 41- 28 usando o ábaco de pinos, para descobrir quantas cestas marcou a mais que Marcio,
Ele representou o numero maior no ábaco, o 41, e precisava tirar 2 argolas do pino das dezenas e 8 argolas do pino das unidades para fazer 41- 28.
Como não tinha 8 argolas no pino das unidades para tirar, trocou 1 argola da pino das dezenas por 10 argolas do pino das das unidades.
Depois tirou 2 argolas do pinos das dezenas  e 8 argolas do pino das unidades.
Ficou com uma argola no pino das dezenas e 3 argolas no pino das unidades. Logo: 41 – 28 = 13. Fernando marcou 13 cestas a mais que Marcio.
Represente o numero 45.
Retiramos 2 argolas do pino das unidades e 1 argola do pino das dezenas.
Ficamos com 3 argolas no pino das dezenas e 3 argolas no pino das unidades.

Assim, 45 – 12= 33.
Descubra a subtração que foi feita usando o ábaco.
No ábaco com 4 argolas no pino das dezenas e 3 argolas no pino das unidades esta representando o numero......43.
Foi trocado .....1 argola do pino das dezenas por ......10 argolas do pino das unidades.
Foram tiradas ....2 argolas do pino das dezenas e .....7 argolas do do pino das unidades . ficaram ....1 argola no pino das unidades e ......6 argolas no pino das unidades .
Logo, ....43 -...27=...16.

Concluímos que mesmos os adultos que não conhecem o ábaco, farão as mesmas questões e até outras, devido não terem ouvido falar desse maravilhoso e antigo instrumento de cálculos.




Referencias bibliograficas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco

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